Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Curiosidades de Sexta

  Eae, galera. Hoje quem escreve é o Ricardo. Hoje é sexta-feira, para nossa alegria!!!! Piada ruim para fechar a semana, mas vamos lá. Sexta, normalmente, é dia do post sobre uma curiosidade sobre o mundo da fotografia, porém, hoje vou trazer não uma mas duas curiosidades.

1ª Curiosidade: Alguma vez você já deve ter se perguntado qual é a câmera mais cara do mundo, certo?

De acordo com o site Tecmundo, o equipamento mais caro da história seria uma câmera Leica, mas especificamente o modelo Leica Null-Serie, fabricada na década de 20 e comercializada por cerca de 2 milhões de doláres. Bem barato não? Mas, qual o motivo de todo esse preço?
  A resposta está no processo de fabricação da máquina, afinal, todo o trabalho é manual, apresentando cuidados nos detalhes e acabamentos e na qualidade final do produto.


2ª Curiosidade: Agora, qual são as fotos mais famosas do mundo?

Aqui vão algumas delas, segundo o site World's famous photos :

Afghan Girl, de Steve McCurry,1984.  



Burning Monk, de Malcolm Browne, 1963.

 
























Nagasaki, de U.S. Air Force, 1945.




















Albert Einstein, de Arthur Sasse, 1951.





Lunch atop a Skyscraper, de Charles E.
Ebbets, 1932.


Bem, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Duvidas ou críticas (construtivas), deixe nos comentários abaixo. 
Boa Noite, até quinta feira. 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Técnicas Fotográficas - Bokeh

Olá pessoal! Como estão? Aqui quem fala é a Amanda... E hoje o assunto que vou falar é MUITO legal! Eu, particularmente adoro :3 São as técnicas fotográficas, e uma das que eu amo de paixão é o Bokeh.
Bokeh veio do japonês "boke" que significa "desfocado", "borrado". São aquelas bolinhas de luz que se formam devido ao desfoque, e são redondas por causa do formato do diafragma. E que ficam lindas juntamente com a baixa profundidade de campo (fotografia macro, principalmente).

bokeh 
E o mais interessante é que os fotógrafos também usam na câmera, um filtro na frente da objetiva (conjunto de lentes mais o diafragma), e esse filtro tem diferentes tipos de desenhos, e ao invés de o bokeh ser de bolinhas, ele pode ser de coração, estrela, pássaro, etc. O efeito é interessantíssimo! (:

filtros



apple bokeh
Bom, espero que tenham gostado... Até mais!
Ah, e aqui tem um tutorial de como fazer bokeh personalizado, em casa (:

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Equipamentos Fotográficos
Olá pessoal, hoje quem escreve sou eu, Bianca, e vou falar  sobre de Flash em 1ª e 2ª cortina.
Eu acho que todo mundo sabre o que é um flash, mas só pra deixar bem claro: o flash é um equipamento que dispara a luz simultaneamente ao obturador.Usado SEMPRE em locais escuros ou de pouca luz(claro!).
 Esse efeito  chamado flash em 1ª ou 2ª cortina é muito legal, que funciona assim:
-Elas acontecem em  exposições altas.
(obs: cortinas fazem parte do obturador.)
-Na primeira cortina assim que o sensor começa a capturar a imagem o flash é disparado. Na segunda cortina assim que a cortina for fechar o flash é disparado.Explicando melhor: na 1ª cortina o flash é disparado no começo da exposição e na 2ª o flash é disparado no fim da exposição. 
A nossa amiga Nadia fez um post sobre panning, que é exatamente o que a 1ª e a 2ª cortina fazem, exemplo:
link

Ao fazer um panning e disparar o flash em segunda cortina você terá a imagem do carro final mais "nítido" e todo o movimento do carro para trás.
E se voce fizer em 1ª cortina o carro irá aparecer com o rastro na frente, fazendo o efeito de que ele estava indo de ré:
link
Bom gente, poste aqui se tiverem dúvidas, e obrigado por terem lido =).

terça-feira, 15 de maio de 2012

O rei dos indiscretos!

Olá, hoje quem fala é a Julia com Personalidades da fotografia.



Contaremos hoje sobre Erich Salomon chamado de rei dos indiscretos pois conseguia se "infiltrar" em importantes reuniões de políticos e festas da elite da época. Suas fotografias eram famosas,apreciadas,temidas e caras e captavam momentos de desatenção.

Famosa foto de Salomon .
"Assim a tarefa do fotojornalista que almeja ser mais do que um mero artesão constitui-se em uma constante luta ,uma luta pela imagem,e assim como na caça , ele só chega á sua presa se estiver possuído pela paixão."-Erich Salomon.


OBS: e com essas imagens muitas vezes indiscretas acabou surgindo o foto jornalismo.
Fontes:http://www.comesana.com/english/salomon.php

segunda-feira, 14 de maio de 2012

História da fotografia - William Talbot

Olá (: Hoje eu, Nadia, vou falar sobre Talbot, um dos pais da fotografia, mas que acaba sendo meio esquecido.
   William Henry Fox Talbot nasceu na Inglaterra, em 11/02/1800. Ele teve grande contribuição para a fotografia. Começou usando a câmara escura para desenhos em suas viagens. Não querendo usar o daguerreótipo, pesquisava uma fórmula de impressionar quimicamente o papel.
William Talbot

    Nas suas pesquisas fotográficas se conseguia silhuetas de folhas, plumas, rendas. A sua técnica consistia em mergulhar um papel em nitrato e cloreto de prata. Quando secava fazia contato com outros objetos e formavam silhuetas escuras. Para finalizar o papel era fixado com amoníaco ou uma solução concentrada de sal.
   Talbot chegou a construir uma câmera de madeira em 1835. A câmera era carregada com papel de cloreto de prata, com uma exposição de meia a uma hora. Assim foi criada a fotografia pelo processo negativo/positivo.
    Por causa de seu tamanho, velocidade e incapacidade de registrar detalhes, não teve tanto sucesso como o daguerreótipo.

Fotografias de Talbot:
Silhueta de uma folha














O túmulo de Sir Walter Scott, 
em Dryburgh Abbey, 1844










 

"A Ponte dos Suspiros"

Colégio de São João, Cambridge,
ca. 1845.
.



Janaela da biblioteca da Abadia de Locock Abbey.
 Primeira fotografia em negativo/positivo.
1835 ou 1839



















 Demais essas fotografias né? Confira mais imagens aqui. Até mais e obrigada por ler.



Texto
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5