Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012


 Olá, aqui quem escreve é a Nadia. Hoje no nosso blog o tema é curiosidade e eventos. Eu vou falar de curiosidades. Espero que gostem.

Olhos vermelhos nas fotos
Quem nunca tirou uma foto e estava com os olhos vermelhos? Mas porque isso acontece? Continue a ler e saberá.
Quando fotografamos com o flash num lugar mais escuro a luz atravessa a pupila (que controla a quantidade de luz que entra em nosso olhos) e reflete na retina, que possui vários vasos sanguíneos. Como a luz do flash é muito clara, ela ilumina a retina, mostrando o vermelho dos olhos e causando esse efeito.
Mas isso nem sempre acontece.  Se no local da foto tiver muita luz as pupilas se contraem naturalmente, chegando menos luz na retina. Outra solução para acabar com esse efeito seria a opção da câmera de diminuir os olhos vermelhos, que funciona assim: o flash é disparado uma vez, contraindo as pupilas e é disparado de novo para tirar a foto.
Obrigada por lerem.

Fontes:
Fonte da imagem:
http://curiofisica.com.br/wp-content/uploads/2009/11/vermelho.jpg 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Técnicas de Fotografia - Composição

   Olá a todos, quem fala aqui é o Ricardo. A partir de hoje, todas as quintas aqui no blog teremos um post novinho sobre técnicas de fotografia. E para começar, umas dicas básicas de composição.
   Prontos? Então vamos lá!
   Colocar o objeto fotografado no centro é legal e pode render uma boa foto, mas deslocar o objeto para outro ponto além do centro pode tornar sua foto ainda melhor.
   Para isso, temos a "Regra dos Terços".
   Essa regra consiste em dividir o visor da sua câmera em três colunas e três linhas - algumas câmeras já trazem essa divisão - e posicionar as partes mais interessantes em um dos quatro pontos de encontro das linhas.
A divisão da regra dos terços,
com os quatro pontos principais.
    Mas, se por exemplo, na sua imagem tiver um horizonte desobstruído ou em prédio, posicione - os sobre uma das linhas imaginárias para obter um melhor enquadramento.
  Além da regra dos terços, você também pode usar as linhas do objeto fotografado para conseguir um enquadramento mais legal. Destaco dois grupos de linhas, as de condução e as de característica.
    - Linhas de condução: dirigem o olhar do espectador ao ponto de interesse. Normalmente começam da parte de baixo da foto e causam uma sensação de profundidade.
    - Linhas de características: são linhas que induzem a algum tipo de emoção. Linhas horizontais indicam calma; linhas diagonais indicam movimento; linhas verticais, força e linhas curvas, por sua vez, dão um charme.
    Bem, dicas dadas agora é hora de pegar a câmera e pô-las em prática, treinando vários enquadramentos diferentes em suas fotos, e, se tiver alguma duvida, deixe um comentário que tentaremos saná-las.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ooooi gente! Essa é a minha primeira postagem no blog Daguerreotipando. Espero que curtam (:
Bom, todas as quartas feiras falaremos sobre equipamentos fotográficos. Um tema que, para quem estuda ou quer saber mais sobre fotografia, é importantíssimo.
Hoje, por um motivo especial, irei falar sobre a câmera escura... Tá bom, o motivo é que, como o Ricardo (que fez um post segunda feira), falou sobre Daguerre e Niepce, seria muito legal mostrar um pouco mais do que era aquela câmera escura que ele comentou rapidamente. Vamos lá!
A câmera escura tinha como objetivo captar as variações de luz, necessitando um grande tempo de exposição. A principio não se sabia como poderiam fixar a imagem em algum lugar, mas era possível ver que, em uma caixa, por exemplo, com um furo bem pequeno, se podia ver o que estava fora, mas tudo invertido. Como nossos olhos, que só veem tudo do lado correto devido a um nervo existente no cérebro. Então tentaram fixar a imagem, primeiramente em uma gelatina. Até deu certo, mas era necessário algo mais palpável, portanto, com finas placas de vidro, contendo iodeto de prata foi possível fixar a imagem, de forma que, ao incidir luz sobre essa superfície, ela ficaria preta, e se não tivesse luz, ficaria branca, de forma que onde recebia pouca ou muita luz ficava com diferentes tons de cinza. Tornando a foto negativa. Para, depois, revelar com mercúrio.

É interessante lembrar que quanto mais luminosidade, menos tempo de exposição, e o furo, dependendo do diâmetro, tem uma certa distância, pré determinada, para que dê certo a fixação e visualização da imagem.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-fotografia/a-camara-escura.php
câmera escura  

Uma câmera escura muuuito legal é a pinhole... Mas isso já é assunto pra outro post (: Se acompanharem, verão que esse assunto será abordado daqui alguns dias.
Obrigada por visitarem nosso blog! Serão sempre bem vindos! =D

terça-feira, 17 de abril de 2012

Olá pessoal,
   Então, hoje e todas as terças vamos falar um pouco das personalidades da fotografia.Começo falando de Milton Guran, antropólogo e um dos maiores fotógrafos brasileiros.
Rio de Janeiro, RJ, 1948


Nasceu no Rio de janeiro, no bairro da tijuca.  
De acordo com o blog  Punctum fez doutorado de Antropologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (Marselha-França em 1996) e é mestre em Comunicação Social pela UnB(Universidade de Brasília em 1991).Sócio fundador e diretor da agência ÁGIL Fotojornalismo (1980-1986), foi presidente da União dos Fotógrafos de Brasília (1980-1982) e secretário da Federação Nacional dos Jornalistas (1980-1983). Trabalhou como fotógrafo do Museu do Índio/Funai, Rio de Janeiro, de 1986 a 1989.
É realizador e coordenador geral do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.
Alguns das suas principais obras: Encontro na Bahia (Livr. Galilei Ed., Brasília 1979), de Agudás – os brasileiros do Benim (Ed. Nova Fronteira, 2000) e de Linguagem fotográfica e informação (Ed. Gama Filho, 2002, 3ª ed).
O Omicron fotografia diz que ele:Achou na antropologia um modo de organizar sua percepção de mundo e pesquisou cada vez mais sobre as diferentes culturas, registrando cada uma delas com muita paixão e sensibilidade.

Bom pessoas, por hoje é só isso,espero que tenham gostado, e continuem nos acompanhando.
Daguerreotipando *_*.

domingo, 15 de abril de 2012

  Olá pessoal!! Começamos hoje uma serie de posts diários sobre varias áreas da fotografia.Hoje informaremos um pouco sobre a historia da fotografia contando sobre o nome dado a primeira maquina fotográfica.

 A fotografia é considerada uma filha de muitos pais pois foi desenvolvida em vários locais do mundo ao mesmo tempo em que gera "brigas" ate hoje sobre o primeiro inventor e um dos primeiros protótipos de que se tem noticia é o daguerreótipo de onde descende o nome de nosso blog. O daguerreótipo foi criado por Louis Daguerre, na França em 1837.Daguerre desenvolveu o primeiro modo de fazer fotos com a ajuda de Niepce (que será explicado em outro post) que descobriu como fixar as imagens.Esse processo foi lançado quando acontecia na Europa o movimento Impressionismo. A  era através de uma câmara escura na qual se colocava uma placa com iodeto de prata e uma longa exposição (em media de 20 a 30 minutos) e era revelada com mercúrio. Algumas fotos o tempo de exposição segava a 6 horas(retratos).
Terminamos assim nosso primeiro post.
Agradecemos a todos que visitam nosso blog!!! 
Terminamos assim nosso primeiro post.
Agradecemos a todos que visitam nosso blog!!!