Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Olá pessoal! Hoje quem fala é a Julia com curiosidades.Semana passada nossa amiga Victória do blog http://maisqueumclickk.blogspot.com.br/ falou sobre o tempo que levava para tirar uma foto,e hoje eu trago para voces a foto mais demorada ou com maior tempo de exposiçao e ela foi tirada com uma camera pinhole (que provavelmente vai se falada em equipamentos)e é tambem considerada a mais bonita. Eis a foto:
o autor foi Michael Wesely que é especialista em fotografias de longa exposição. 












Fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/foto-pinhole-com-exposicao-mais-longa-da-historia-e-tambem-mais-magnifica/

Obrigado e continuem visitando o nosso blog.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Técnicas Fotográficas - Panning

        Heey gente, aqui é a Nadia e hoje eu vou falar de Panning, baseado no blog Bobturadores escrito pelo João. Então o que é essa técnica?? Mas antes de começarmos a falar dela lá vai um exemplo:


Foto de Juliana Martins
Link da imagem


       Percebeu que a única coisa que está em foco é o cara de skate? Ele está em movimento e o fundo que está parado não.
       Para conseguir esse efeito é necessário de uma câmera que mude o obturador para 1/4 ou 1/5 e uma regulagem de diafragma que dê essa nitidez para a parte focada.
       Arrumado isso vamos para o simples truque, acredite, é simples demais! Você precisa movimentar a câmera junto com o objetivo principal, e no meio do movimento tira a foto. Como a câmera acompanhou o movimento, este vai aparecer focado e o fundo não, pois ele não se mexeu. Viu como é simples e o resultado é ótimo, o que se tem é a impressão que o objeto está parado, e não o contrário. Então bora fotografar e manda aqui pra gente (:

Outros exemplos:




Fotógrafo: Sam Javanrouh

Link da imagem


Fotógrafo: "Manganite" Nome real desconhecido

Link da imagem


Fotógrafo: "WisDoc" Nome real desconhecido

Link da imagem








Essa técnica geralmente é usado para esportes, animais e automóveis. É como se fosse o contrário de movimento aparente(ler post anterior).

   Muito obrigada pela leitura e espero que tenham gostado (:

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Equipamentos fotográficos - Obturador e Diafragma

  Oi, aqui é o Ricardo e, como hoje é quarta-feira, o tema do post é equipamentos fotográficos. Então, vou falar de duas coisinhas bem importantes da sua câmera, o obturador e o diafragma.
  O primeiro, comparado às pálpebras é responsável pelo tempo de exposição do sensor da câmera à luz e é ele quem determina a sensação de movimento de uma fotografia. Para isso, você deve ajustar os tempos de exposições. Se você quiser uma imagem em que o objeto em movimento apareça borrado (figura 1), você deve ajustar o obturador para grandes intervalos de tempo - de 1/30 s para baixo. Mas se quiser uma foto em que a movimento esteja congelado (imagem 2), ajuste-o para tempos menores - de 1/100 para cima.

Imagem 1: Movimento borrado
tempo de exposição 10 s
Imagem 2: Movimento congelado
tempo de exposição 1/500











  Comparado à iris dos olhos, o diafragma controla a quantidade de luz que atinge o sensor. Na hora de ajustar sua câmera preste bastante atenção à numeração, pois quanto menor o numero programado, maior a abertura. Por exemplo, uma abertura 3 é maior que uma de valor 9.
  Mas, além dessa, o diafragma possui mais uma função: ajustar a profundidade de campo, isto é, a área da imagem que está em foco. Uma imagem com profundidade de campo curta tem apenas uma ponto focado e o resto, desfocado e apresenta uma abertura maior (numero menor), enquanto uma imagem com profundidade longa tem todo o campo de visão focado e a abertura pequena (numero maior). Observe os exemplos:
Profundidade de campo curta
Flor focado e o fundo desfocado
Profundidade de campo longa
Frente, meio e fundo focados











  Mas, ao ajustar o obturador sempre compense o ajuste arrumando a abertura, ou vice versa (diafragma ajustado, arrumar o obturador) para que sua imagem não saia "estourada", ou seja, que a imagem saia muito clara.
 Então, câmeras na mão e boas fotos. Dúvidas, comente abaixo que tentaremos respondê-las.

P.S.: Todas as fotos deste post foram tiradas por mim para um trabalho de avaliação do professor Dátames, do IFPR, da disciplina de Equipamentos fotográficos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Personalidades da Fotografia

Oláá pessoal! =D Aqui é a Amanda! Vou falar hoje, como todas as terças, sobre personalidades da fotografia... Acho esse um assunto interessante pra se escrever, então vamos lá!!!
Bom, resolvi, com a ajuda do meu amigo Ricardo, que também escreve nesse blog, escrever sobre um fotógrafo que foi, no dia 14 de abril (sábado), homenageado pelo google, Robert Doisneau, que faria 100 anos. E você poderá ver como ficou a homepage clicando aqui
Robert Doisneau nasceu dia 14 de abri de 1912, em Paris, e faleceu dia 1 de abril de 1994. Suas fotografias são conhecidas por conter um ar de brincadeira, alegria, modéstia, ironia e diversão. Ele também fotografava momentos calmos, expondo, através de fotos, a fragilidade da vida. Mostrava em suas fotografias, crianças brincando na rua livremente, uma realidade diferente.
foto
Se você, como eu, procurar saber um pouco mais sobre as fotos dele, não vai se arrepender, são muito bonitas e espontâneas!
E se quiser ver mais algumas fotos de Doisneau clique aqui.

domingo, 22 de abril de 2012

História da Fotografia
Olá pessoal,  aqui quem vos fala é a Bianca.
      Então, hoje vamos falar um pouco da história da fotografia.

      Segunda a nossa colega Julia  escreveu um post sobre esse tema. Relembrando: A fotografia é filha de vários pais, ela foi inventada em vários paises, e até hoje gera discussões entre historiadores.Veja mais aki.
Bom vou voltar minha direçao mais  para o Niépce.
      Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor frances responsável por uma das primeiras fotografias.
Quando ele tinha 40 anos saiu do exercito pra se dedicar a fotografia, graças a fortuna que sua familia tinha.Nesta época, a litografia era muito popular na França, e como Niépce não tinha habilidade para o desenho, tentou obter através da câmera escura uma imagem permanente sobre o material litográfico de imprensa. Recobriu um papel com cloreto de prata e expôs durante várias horas na câmera escura, obtendo uma fraca imagem parcialmente fixadas com ácido nítrico. Como essas imagens eram em negativo e Niépce pelo contrário, queria imagens positivas que pudessem ser utilizadas como placa de impressão, determinou-se a realizar novas tentativas.

       Em 1826 Niépce teve sucesso em seu experimento, expôs durante 8h na janela de seu apartamento uma placa de estanho com betume branco da Judéia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz, e conseguiu a primeira foto mundo aki.
       Niépce Morreu em 1833 deixando suas obras nas mãos de seu sócio Daguerre.
   
        Bom gente ficamos por aki,se tiverem alguma curiosidade é so comentar aqui em baixo, e continuem vendo os posts.



      Brigada.