Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

       Olá pessoas, hoje quem escreve sou eu, Bianca, e vou falar sobre curiosidades, mais especificamente: vou falar sobre câmeras analógicas. 
       Eeeebaaa, sempre me animo de falar sobre isso, desde que fui num workshop, amo camera analógica, e assim como muitas pessoas tinha  muita curiosidade de saber como funcionava.
      Bom primeiro: porque usar câmera analógica, sendo que demora mais pra revelar, e tem todos aqueles defeitos na imagem, sendo que tenho uma  digital bem melhor??
         Um jeito curioso, e legal, de se explicar isso é pensar em comida (humm), por exemplo: você gosta muito de uma lasanha , e essa lasanha é feita em um restaurante, você sempre vai lá ,mas... chaga um dia que cansa não é? de ficar comendo no mesmo lugar a mesma coisa, ENTÃO essa é a hora de você parar e pensar: mas porque eu não faço a minha lasanha? . É , é um jeito bem...vamos dizer gostoso , de se pensar nessa diferença de câmera analógica e câmera digital, porque se você tem um analógica e tira foto com ela, mesmo que essa foto fique ruim POXA ESSA É MINHA LASANHA!, ela é sua! você pode inventar o seu jeito, o seu ''tempero'', inovar! e o melhor de tudo: é a expectativa do que você terá depois do filme revelado!. 
          Pessoas, muita gente tem medo de tirar foto analógica  porque acha que  gastar filme, ou queimar o filme sem querer é SUPER errado, não galera! o que custa  ''perder'' um rolo de filme para aprender? digo ''perder'' , mas na verdade você só tem a ganhar!.
Então galera  ''bora'' tirar foto com filme, e sem medo viu!
          Aqui estão algumas indicações de câmeras para iniciantes:
http://revistatrip.uol.com.br/revista/196/show-it/show-it-196.html#2
Fisheye
link 
Dianna F+
Link



















Holga 135
Link















Olympus Trip 35
link
(vejam o link porque a foto aki não está muito boa)




BOM galera por hoje é isso, brigada por ler!, nem que fosse só esse post mesmo. E Bom Fim de semana =)
 Referências:http://www.queimandofilme.com/2011/11/03/ou-porque-fotografia-com-filme-e-legal/
http://www.flickr.com/photos/54033973@N00

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Hora de ouro!!!

Olá, quem fala hoje é a Julia com técnicas fotográficas.
O horário queridinho dos fotógrafos e o momento do por do sol principalmente para tirar retratos.O que favorece a estética da fotografia nesses horários é a angulação do sol causando um efeito dramático e também existi a pressa de tirar as fotos pois a luz vai embora rapidamente.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/17201-8-tecnicas-fotograficas-para-capturar-imagens-profissionais.htm#ixzz1trH1VYil

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Equipamentos Fotográficos - Compactas

     Olá pessoal, aqui é a Nadia e hoje em equipamentos fotográficos vamos falar sobre as compactas, com base no blog do nosso amigo Pedro Teixeira (http://hiperzoom.blogspot.com.br/).

     As compactas são as câmeras tão usadas pelo mundo todo. As que todo mundo chamam de câmera digital. Fáceis de usar, baratas e ótimas para fotografar momentos.

Câmera compacta

      Ela possui várias opções automáticas, como panorâmica, reconhecimento facial, retrato à noite, desporto , etc. Algumas chegam a ter um bom zoom. Se souber usá-las as fotos podem ficar bem legais.

    Mas mesmo que o número dos megapixels seja alto, a qualidade e a impressão da imagem são piores que a de uma HDSLR com menos megapixels, pois as câmeras compactas costumam ter sensores pequenos e lentes simples.


Pra quem não sabe o que é uma HDSLR

 

  Então pessoal, obrigada por lerem até aqui, e visitam o blog citado no começo do post. (:

 

 

 

 

 

  1ª imagem

  2ª imagem

   

terça-feira, 1 de maio de 2012

Personalidades da fotografia - Araquém Alcântara

 Olá galera, quem vos escreve é o Ricardo, hoje vamos falar de um fotógrafo brasileiro, Araquém Alcântara.
 Como o blog Nameless disse, Alcântara é um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil. Nasceu em Florianópolis, em 1951, e estudou jornalismo na Universidade de Santos (SP). Começou a trabalhar com fotojornalismo nos anos 70, trabalhando para os jornais O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e a Revista Isto É. Em meados dos anos 80 passou a trabalhar de forma independente. 
  É considerado um dos precursores da fotografia ecológica no país e publicou mais de 15 livros, sendo que um destes, Terra Brasil, é o livro de fotografia brasileiro mais vendido.
  A seguir, algumas belas e impressionantes fotografias desse fantástico fotógrafo.

Santarém, Pará.
Manacapuru, Amazônia. 

Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.
Cruzeiro do Sul, Acre.
Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul.
Para saber mais: http://www.araquem.com.br/ - site oficial do fotógrafo.
Referências: Texto: http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/biografia-de-araquem-alcantara/
   Imagens: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/araquem-alcantara-fotografias/

segunda-feira, 30 de abril de 2012

História da Fotografia - A fotografia nos países germânicos durante o século XIX

Olá pessoal, aqui é a Amanda (: Hoje, como todas as segundas, vamos falar sobre a história da fotografia. E eu escolhi este tema "fotografia nos países germânicos" por ser algo que estamos vendo no nosso curso de Processos Fotográficos.
Antes da invenção da fotografia, quem teve pensamentos sobre fotos foi o alemão Johann Heinrich Schulze, segundo o historiador Josef Maria Eder. Schulze produziu os fotogramas.

Schulze

Em 1804, dois outros alemães, Link e Heinrich, tiveram grande importância na química fotográfica, com trabalhos sobre corpos orgânicos quanto inorgânicos. Em 1810, o físico J.T.Seebeck descobriu a termoeletricidade. Mas em 1834, o reverendo Philipp Hoffmeister, alegou ser o inventor da fotografia. E o historiador Eder discorda, afinal, a fotografia é "filha de muitos pais", pois muitos ajudaram na invenção dela, não teria como designar uma pessoa só para ser o inventor. E mesmo tendo concebido o que qualificou de "esquema visionário", Hoffmeister não conseguiu empregar seu processo para obter as imagens que conseguia prefigurar.
Em 1839, François Arago levou a daguerreotipia à humanidade, difundindo a fotografia e dando a oportunidade das pessoas tirarem fotos. Deixando as pessoas se expressarem artisticamente por este novo meio.
Uma coisa muito interessante é que os equipamentos fotográficos alemães e as lentes têm uma grande reputação internacional ultimamente, devido às descobertas feitas na Alemanha que contribuíram para o desenvolvimento de equipamentos relacionados à fotografia.
A Sociedade fotográfica de Viena organizou a primeira exposição internacional de fotografia num país germânico, em 1864.



Por fim, foram muitas as realizações pioneiras da Alemanha no campo da fotografia. Mas não eram apenas novos horizontes geográficos que a fotografia alemã abrangia, eram também científicos que até antes disso parecia magica. Ia além da capacidade humana, mas felizmente, essa ideia mudou.