Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Daêê galerinhaa, aqui é a Bianca.... poisé faz muuuito tempo q agente nao posta nada... explicando: como esse blog era parte de um trabalho,  e esse trabalho já acabou, nós paramos de postar, mas quem sabe de vez enquando vamos ir atualizado um pouco, postando algumas coisinhas ali e aki, mas vai ser bem difícil , infelizmente...
E como hoje estou com um tempinho livre vou postar uma curiosidade para vcs...
  Esse Senhor da foto ai ao lado é fotógrafo que tirou a foto do papel de parede do Windows XP, e ele conta como aconteceu.
Muita gente conhece a história mas desconhece o principal personagem. Entretanto, Chuck O’ Rear resolveu contar como conseguiu tirar uma das fotos mais vistas 
de todo o mundo: o papel de parede do Windows XP.

O’Rear contou ao Daily Mail que estava dirigindo por uma estrada da Califórnia quando ficou encantado com a vista causada pela grama verde e as nuvens brancas ao seu lado.

O fotógrafo, que agora tem 69 anos, sacou sua câmera, desceu do carro e fotografou a paisagem. Anos depois, ela seria vista por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

“Eu dirigi a mesma rota entre San Francisco e Napa uma par de vezes entre os anos de 2002 e 2003, mas foi apenas em janeiro, quando a grama estava verde e brilhante, que chamou minha atenção“, disse ele.

Ele conta que recebeu um telefonema de seu agente dizendo que a Microsoft queria a imagem original.

“Eu não tinha ideia de que algo assim poderia acontecer. É provavelmente a fotografia mais vista do planeta. Se você levá-la para alguma aldeia em Bangladesh, poderão reconhecê-la ou se parar alguém em alguma rua da China, ele saberá o que é“, acrescentou.

O’Rear, que trabalhou para a National Geographic por 25 anos, só não divulga quanto recebeu pela fotografia. Ele assinou um contrato de confidencialidade. No entanto, esta é declaradamente a segunda foto mais cara já comprada.

veja mais fotos.aki

Então é isso galera , espero q tenham gostado 
Beijos, e até a próxima postagem =)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Equipamentos Fotográficos- Polaroid

Heeeeeeeey, aqui é a Nadia com equipamentos fotográficos. E hoje vamos falar da câmera polaroid que eu acho super legal *o*.
   Pra quem não sabe polaroid é aquela que a foto é revelada um pouco depois de fotografada.
   Foi Edwin H. Land que lançou essa câmera em 1947 nos Estados Unidos. Land conta que criou a câmera por causa de sua filha, que reclamava de demorar muito para revelar suas fotos das férias.
  Em 60 segundos a imagem saía da câmera! Mas 1 minuto pode ser muito tempo, então o tempo foi reduzido para 10 segundos. E em 1963 foi lançada a Polaroid XS-70 que revelava as imagens coloridas em alguns segundos.
  Mas como isso acontece? Quando você usa uma polaroid o papel fotográfico reage com a luz do sol. Depois do click o obturador vai registrar a sua foto no papel. Após isso a foto passa por dois rolos de metal que espalham o reagente em uma camada fina do papel, fazendo com que a luz registre a imagem.

  Mas infelizmente é difícil achar câmeras que funcionem e filme instântaneo.

Polaroid





















Fotografias usando Polar














As fotografias ficam bem legais e são ótimas como enfeite















Fotografia de Oliveiro Toscani de Andy Warhol segurando uma Polaroid
















 Esperam que tenham gostado e estejam tão apaixonados pela polaroid quanto eu kk .Até a próxima, que vai demorar um pouquinho hehe.



Fonte do texto aqui e aqui.

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Placas Secas - História da Fotografia

Ooioi! Como vão, internautautas? Eu, Amanda, estou aqui de novo pra falar sobre as Placas Secas. Já ouviu falar disso algum dia? Bom, se não, vou explicar um pouquinho o que é:
As placas secas foram inventadas em 1871 pelo inglês Richard Maddox:

Richard Maddox (1816-1902)
Recebiam essa denominação por se designarem dos negativos de colódio úmido precedentemente utilizados. As placas secas, empregando a gelatina de origem animal como elemento ligante, eram de manuseio muito fácil, pois eram emulsionadas industrialmente, dispensando qualquer manipulação prévia à tomada da foto por parte do fotógrafo, e apresentando ainda a vantagem de serem mais sensíveis do que os negativos de colódio úmido. Tais características provocaram uma grande procura por essas placas a partir da década de 1880 e constituíram um dos fatores facilitadores da maior difusão da fotografia e da realização de registros fotográficos do movimento, com as fotografias então chamadas de instantâneos, sendo ainda um dos elementos propiciadores do surgimento da fotografia amadora.

Bibliografia: Livro "A fotografia no Império" (Pedro Karp Vasquez) - Descobrindo o Brasil. Editor: Jorge Zahar.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fotografia em serie!!!

Olá pessoal!!Hoje quem fala é a Julia com curiosidades da fotografia!

Bem a fotografia em si tem varias curiosidades ao longo de sua historia e algumas são particularmente engraçadas e muito surpreendentes como a que sera contada hoje.

Antigamente quando acontecia uma corrida de cavalo era normal ocorrer apostas sobre o cavalo ganhador. E em uma dessas corridas um rico americano apostou com seus amigos que durante o galope de um cavalo em um certo momento nenhum dos cascos tocava o chão.E para provar que estava certo contratou um fotografo inglês que colocou 14 câmeras num certo trecho da pista de corrida e cada uma ligada a um fio  e assim que o animal vinha galopando a câmera disparava e assim o rico ganhou a aposta e surgiu a fotografia em serie!!


Mais em:http://www.bolghflash.com.br

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Técnicas fotográficas - Contraluz

   Olá, aqui é a Nadia com técnicas fotográficas para ajudar todo mundo a tirar fotos mais legais \õ/ Como o título já diz vamos falar de contraluz, rs.
   O efeito de contraluz é quando o objeto a ser fotografado fica entre a fonte de luz e a câmera, aparecendo mais a silhueta, sumindo com alguns detalhes e deixando o fundo mais claro.

   É mais comum usar a luz do sol para essa técnica, mas com luz artificial também dá.

Mas cuidada para a foto não "estourar", que é quando fica com muuita luz, caso isso aconteça use um fundo que também faça uma sombra.



 As fotos ficam bem legais e sai um pouco dessa perfeição que tantos buscam :D É issoe até a próxima (:

Fonte do texto aqui e aqui 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Equipamentos fotográficos - Lente 50mm

  Olá galera,quem escreve é o Ricardo, e hoje, em equipamentos, vou falar sobre lentes 50mm.
  Você, alguma vez, deve ter se perguntado: Que lente comprar para minha câmera?
  E a resposta que muitos dão a pergunta: uma 50mm. Mas, por quê? Pelos seguintes motivos.

- É uma lente barata, custando entre 300 a 500 reais, dependendo da marca escolhida;
- É uma lente clara (que possui grandes aberturas), apresentando aberturas de f/1.8 e f/1.4;
- É uma lente leve, pesa em torno de 200 gramas;
- É uma lente fixa (sem possibilidade de ajustar o zoom), possuindo uma boa nitidez.
- É excelente para tirar retratos.
- E com ela, você também consegue várias fotos boas de paisagens e outros.
  Por esses motivos ela é a "queridinha" dos fotógrafos, conhecida entre eles por "cinquentinha".
  A seguir, umas fotos tiradas com uma 50mm, onde dá para perceber como ela é uma lente "mil e uma utilidades".

















   E para finalizar uma fotografia da própria lente:





terça-feira, 29 de maio de 2012

Taryn Simon e a Série Fotográfica Contraband


Oláá! Aqui quem fala é a Amanda... Hoje vou falar sobre personalidades da fotografia. 
Bom, o assunto é sobre uma fotógrafa, Taryn Simon:

Taryn Simon
Ela é uma fotógrafa americana, e fez uma série fotográfica muito interessante. A série "Contraband" onde a fotógrafa, através de suas lentes mostra ao mundo itens apreendidos com passageiros ou detidos pelo correio no aeroporto internacional de JFK, New York. As fotografias foram tiradas em 2009 e Taryn tirou fotos de itens proibidos. Ela já expôs seus trabalhos em galerias e museus. Agora iremos conferir algumas de suas fotos, e se tiver interesse, saiba mais sobre ela aqui.
corpo de um pássaro etiquetado como decoração doméstica.
porquinhos da Índia - Equador

bolsas Louis Vuitton falsificadas.
pasta de dentes à base de esterco de vacas - Índia



     

garrafa adaptada em um casco de vaca, origem européia.


É isso por hoje, gente! Espero que tenham gostado (:

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curiosidades - foto mais cara

Olá gente (: Aqui é a Nadia com curiosidades e já que semana passada o Ricardo falou sobre a câmera mais cara, hoje vamos falar da foto!
Essa foto foi tirada de um rio chamado Reno pelo fotógrafo Andreas Gursky em 1999, na Alemanha.



      O nome é Reno II(originalmente Rhein II) e foi vendida por U$4,3 milhões de dólares à um comprador desconhecido ano passado, em Nova York. o preço chegou a bater o recorde da foto "Untitled #96" de Cindy Sherman. 
      A foto é uma panorâmica vendida num leilão em 08/11/11, sendo que o valor estimado para a foto era entre US$ 2,5 milhões e US$ 3,5 milhões. Uma das possíveis explicações para um valor desses seria a raridade da foto. Existem apenas seis cópias, uma delas fica no Museu de Artes Modernas de Nova York, e outra na galeria Tate Moden, que deu essa explicação para a foto “O Rhine II representa uma tendência do trabalho de Gursky perante o abstrato.”. 

Untitled #96 de Cindy Sherman vendida por U$3,9 milhões de dólares


Até mais e obrigada por ler :D

Fonte do texto aqui, aqui e aqui

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Técnicas de Fotografia - Zooming

  Olá, galera. Quinta-feira dia de técnicas de fotografia e hoje o assunto é: zooming.
   Zooming consiste em uma técnica em que, na imagem, há um rastro de luzes, vindo do centro - que não tem quase nenhum efeito - em direção ao centro - onde o efeito é maior. Nos exemplos a seguir o efeito fica mais claro.

  


   Para fazer uma imagem como as de cima, você vai precisar de uma câmera em que você possa ajustar o zoom através do anel da lente. 
   Tendo o equipamento em mãos, programe o obturador para velocidades menores (1/30; 1/60; etc.) - Quanto menor, mais puxado ficará. Por conta da baixa velocidade, o uso de um tripé, ou algo de apoio, é essencial para a imagem não ficar tremida.
   Assim, chega a hora de apertar o botão, e é quando o efeito será realizado. No momento do clique, gire o anel de zoom da distância focal menor para a maior. Por exemplo, sua lente é do modelo 18-55mm e o tempo de exposição é de 1/30, durante esse 1/30 s você gira o anel da posição 18mm para de 55mm.
  E Tcharam! Você terá uma foto como a dos exemplos.
  Qualquer dúvida nos comentários e mãos a obra.
  Até quarta, pessoal.

Referências: 
                  Flickr de Yuri Bittar: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Novo Visual

Olá pessoal! É a Amanda de novo... Só pra avisar que o blog foi modificado na parte do layout, e outras coisas para que vocês leitores possam se situar melhor por aqui (: Ah, e a foto do plano de fundo é do meu primo Ricardo Nogueira, ele é fotógrafo, e pra quem quiser, aqui está o site dele :  http://www.ricknogueira.com/  Eu o admiro muito, se puderem, deem uma olhada no trabalho dele, é bem legal ;D... Até mais! o/ *De bônus, uma foto do Rick* :

Lua - Parque Tingui

Tripé

Olá pessoal! Hoje quem vos fala é a Amanda. Como todas as quartas feiras, hoje falarei sobre equipamentos fotográficos. Especificamente sobre o tripé.
Cullman – Tripés alemães

Gitzo – Fibra de carbono e fibra de basalto
Bom, o tripé é muito importante para quem fotografa, pois ele dá a oportunidade e liberdade de criar várias composições com calma, ajustar a velocidade, exposição e muitas outras coisas com mais calma do que manualmente. E aí as pessoas se perguntam "qual tripé devo comprar?" Existem 4 passos para decidir isso:
1- Qual tipo de fotografia:
*Noturna
*De paisagem, viagens, etc.
*Pequenos animais
*Estúdio
2- Como será transportado:
*De carro
*Na mão
3- Se for na mão, quanto tempo está disposto a carregar?
4- Qual o valor que está disposto a gastar.
E aqui vão algumas dicas :
  • Quanto mais longas as pernas do tripé, menor estabilidade você terá. Então tente deixar na posição correta e não tão aberto nem tão fechado.
  • As fotos macro podem ser tiradas com o tripé que tem a opção de chegar com a câmera bem próxima ao chão.
  • Saiba qual o peso máximo suportado pelo tripé e faça uma conta de quanto pesa seu equipamento.
Bom, espero que tenham gostado! Até a próxima ;D


terça-feira, 22 de maio de 2012

Personalidades da Fotografia


Olá pessoas, hoje quem escreve sou eu ,Bianca, e vou falar  um pouco da história do conhecido fotografo Josep Ruaix Duran,mais conhecido como J.R Duran.
Nasceu na Espanha em 22 de julho 1952.Veio para o Brasil em 1970 e abriu seu primeiro estúdio em 1979, já tralhando para grandes revistas como  Vogue e Elle Brasil, dai em diante teve seus ensaios publicados em diversas revistas mundo afora. Se mudou para os EUA em 1989,onde trabalhou para Harper’s Bazaar USA entre muitas outras grandes empresas.
Duran é muito versátil,além dos trabalhos que o tornaram famoso, ele também atua em campanhas publicitárias, em retratos de cidades,personalidades  e  pessoas comuns.
"gosto das pessoas que encaram a câmera''


"Gosto de fazer de conta que as fotos não tem produção"


"Quando você consegue fotografar o que vê e não o que as pessoas enxergam, é quando você consegue FAZER O QUE QUER COM A CÂMERA."

Bom assim termino mais um post, tomara que tenham gostado! beijos

Câmera digital!!

Olá, gente hoje quem fala é a Julia e iremos falar de historia da fotografia!!!

Você já se perguntou como surgiu a fotografia digital???
Hoje responderemos essa pergunta....

O desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem em meados da Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos e foram desenvolvidas para serem desenvolvidas como tática de guerra.Em 1965 uma sonda fez as primeiras imagens digitais registrando a superfície de Marte.
O primeiro protótipo de uma camera digital foi construido pela Koda.Pesava 4kg e as imagens eram gravadas em fita cassete.A grande repercussão das imagens digitais aconteceu durante as Olimpíadas de Los Angeles,em 1984.A Canon utilizou seu protótipo de câmera de vídeo estático e fez parceria com um jornal japones e transmitiam as imagens via telefone que levavam meia hora para chegar.


Veja mais: http://www.foto-facil.com/2011/04/historia-da-fotografia-digital.html#ixzz1vdrnf9rN

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Curiosidades de Sexta

  Eae, galera. Hoje quem escreve é o Ricardo. Hoje é sexta-feira, para nossa alegria!!!! Piada ruim para fechar a semana, mas vamos lá. Sexta, normalmente, é dia do post sobre uma curiosidade sobre o mundo da fotografia, porém, hoje vou trazer não uma mas duas curiosidades.

1ª Curiosidade: Alguma vez você já deve ter se perguntado qual é a câmera mais cara do mundo, certo?

De acordo com o site Tecmundo, o equipamento mais caro da história seria uma câmera Leica, mas especificamente o modelo Leica Null-Serie, fabricada na década de 20 e comercializada por cerca de 2 milhões de doláres. Bem barato não? Mas, qual o motivo de todo esse preço?
  A resposta está no processo de fabricação da máquina, afinal, todo o trabalho é manual, apresentando cuidados nos detalhes e acabamentos e na qualidade final do produto.


2ª Curiosidade: Agora, qual são as fotos mais famosas do mundo?

Aqui vão algumas delas, segundo o site World's famous photos :

Afghan Girl, de Steve McCurry,1984.  



Burning Monk, de Malcolm Browne, 1963.

 
























Nagasaki, de U.S. Air Force, 1945.




















Albert Einstein, de Arthur Sasse, 1951.





Lunch atop a Skyscraper, de Charles E.
Ebbets, 1932.


Bem, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Duvidas ou críticas (construtivas), deixe nos comentários abaixo. 
Boa Noite, até quinta feira. 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Técnicas Fotográficas - Bokeh

Olá pessoal! Como estão? Aqui quem fala é a Amanda... E hoje o assunto que vou falar é MUITO legal! Eu, particularmente adoro :3 São as técnicas fotográficas, e uma das que eu amo de paixão é o Bokeh.
Bokeh veio do japonês "boke" que significa "desfocado", "borrado". São aquelas bolinhas de luz que se formam devido ao desfoque, e são redondas por causa do formato do diafragma. E que ficam lindas juntamente com a baixa profundidade de campo (fotografia macro, principalmente).

bokeh 
E o mais interessante é que os fotógrafos também usam na câmera, um filtro na frente da objetiva (conjunto de lentes mais o diafragma), e esse filtro tem diferentes tipos de desenhos, e ao invés de o bokeh ser de bolinhas, ele pode ser de coração, estrela, pássaro, etc. O efeito é interessantíssimo! (:

filtros



apple bokeh
Bom, espero que tenham gostado... Até mais!
Ah, e aqui tem um tutorial de como fazer bokeh personalizado, em casa (:

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Equipamentos Fotográficos
Olá pessoal, hoje quem escreve sou eu, Bianca, e vou falar  sobre de Flash em 1ª e 2ª cortina.
Eu acho que todo mundo sabre o que é um flash, mas só pra deixar bem claro: o flash é um equipamento que dispara a luz simultaneamente ao obturador.Usado SEMPRE em locais escuros ou de pouca luz(claro!).
 Esse efeito  chamado flash em 1ª ou 2ª cortina é muito legal, que funciona assim:
-Elas acontecem em  exposições altas.
(obs: cortinas fazem parte do obturador.)
-Na primeira cortina assim que o sensor começa a capturar a imagem o flash é disparado. Na segunda cortina assim que a cortina for fechar o flash é disparado.Explicando melhor: na 1ª cortina o flash é disparado no começo da exposição e na 2ª o flash é disparado no fim da exposição. 
A nossa amiga Nadia fez um post sobre panning, que é exatamente o que a 1ª e a 2ª cortina fazem, exemplo:
link

Ao fazer um panning e disparar o flash em segunda cortina você terá a imagem do carro final mais "nítido" e todo o movimento do carro para trás.
E se voce fizer em 1ª cortina o carro irá aparecer com o rastro na frente, fazendo o efeito de que ele estava indo de ré:
link
Bom gente, poste aqui se tiverem dúvidas, e obrigado por terem lido =).

terça-feira, 15 de maio de 2012

O rei dos indiscretos!

Olá, hoje quem fala é a Julia com Personalidades da fotografia.



Contaremos hoje sobre Erich Salomon chamado de rei dos indiscretos pois conseguia se "infiltrar" em importantes reuniões de políticos e festas da elite da época. Suas fotografias eram famosas,apreciadas,temidas e caras e captavam momentos de desatenção.

Famosa foto de Salomon .
"Assim a tarefa do fotojornalista que almeja ser mais do que um mero artesão constitui-se em uma constante luta ,uma luta pela imagem,e assim como na caça , ele só chega á sua presa se estiver possuído pela paixão."-Erich Salomon.


OBS: e com essas imagens muitas vezes indiscretas acabou surgindo o foto jornalismo.
Fontes:http://www.comesana.com/english/salomon.php

segunda-feira, 14 de maio de 2012

História da fotografia - William Talbot

Olá (: Hoje eu, Nadia, vou falar sobre Talbot, um dos pais da fotografia, mas que acaba sendo meio esquecido.
   William Henry Fox Talbot nasceu na Inglaterra, em 11/02/1800. Ele teve grande contribuição para a fotografia. Começou usando a câmara escura para desenhos em suas viagens. Não querendo usar o daguerreótipo, pesquisava uma fórmula de impressionar quimicamente o papel.
William Talbot

    Nas suas pesquisas fotográficas se conseguia silhuetas de folhas, plumas, rendas. A sua técnica consistia em mergulhar um papel em nitrato e cloreto de prata. Quando secava fazia contato com outros objetos e formavam silhuetas escuras. Para finalizar o papel era fixado com amoníaco ou uma solução concentrada de sal.
   Talbot chegou a construir uma câmera de madeira em 1835. A câmera era carregada com papel de cloreto de prata, com uma exposição de meia a uma hora. Assim foi criada a fotografia pelo processo negativo/positivo.
    Por causa de seu tamanho, velocidade e incapacidade de registrar detalhes, não teve tanto sucesso como o daguerreótipo.

Fotografias de Talbot:
Silhueta de uma folha














O túmulo de Sir Walter Scott, 
em Dryburgh Abbey, 1844










 

"A Ponte dos Suspiros"

Colégio de São João, Cambridge,
ca. 1845.
.



Janaela da biblioteca da Abadia de Locock Abbey.
 Primeira fotografia em negativo/positivo.
1835 ou 1839



















 Demais essas fotografias né? Confira mais imagens aqui. Até mais e obrigada por ler.



Texto
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5