Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Equipamentos fotográficos - Obturador e Diafragma

  Oi, aqui é o Ricardo e, como hoje é quarta-feira, o tema do post é equipamentos fotográficos. Então, vou falar de duas coisinhas bem importantes da sua câmera, o obturador e o diafragma.
  O primeiro, comparado às pálpebras é responsável pelo tempo de exposição do sensor da câmera à luz e é ele quem determina a sensação de movimento de uma fotografia. Para isso, você deve ajustar os tempos de exposições. Se você quiser uma imagem em que o objeto em movimento apareça borrado (figura 1), você deve ajustar o obturador para grandes intervalos de tempo - de 1/30 s para baixo. Mas se quiser uma foto em que a movimento esteja congelado (imagem 2), ajuste-o para tempos menores - de 1/100 para cima.

Imagem 1: Movimento borrado
tempo de exposição 10 s
Imagem 2: Movimento congelado
tempo de exposição 1/500











  Comparado à iris dos olhos, o diafragma controla a quantidade de luz que atinge o sensor. Na hora de ajustar sua câmera preste bastante atenção à numeração, pois quanto menor o numero programado, maior a abertura. Por exemplo, uma abertura 3 é maior que uma de valor 9.
  Mas, além dessa, o diafragma possui mais uma função: ajustar a profundidade de campo, isto é, a área da imagem que está em foco. Uma imagem com profundidade de campo curta tem apenas uma ponto focado e o resto, desfocado e apresenta uma abertura maior (numero menor), enquanto uma imagem com profundidade longa tem todo o campo de visão focado e a abertura pequena (numero maior). Observe os exemplos:
Profundidade de campo curta
Flor focado e o fundo desfocado
Profundidade de campo longa
Frente, meio e fundo focados











  Mas, ao ajustar o obturador sempre compense o ajuste arrumando a abertura, ou vice versa (diafragma ajustado, arrumar o obturador) para que sua imagem não saia "estourada", ou seja, que a imagem saia muito clara.
 Então, câmeras na mão e boas fotos. Dúvidas, comente abaixo que tentaremos respondê-las.

P.S.: Todas as fotos deste post foram tiradas por mim para um trabalho de avaliação do professor Dátames, do IFPR, da disciplina de Equipamentos fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário