Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

História da Fotografia - A fotografia nos países germânicos durante o século XIX

Olá pessoal, aqui é a Amanda (: Hoje, como todas as segundas, vamos falar sobre a história da fotografia. E eu escolhi este tema "fotografia nos países germânicos" por ser algo que estamos vendo no nosso curso de Processos Fotográficos.
Antes da invenção da fotografia, quem teve pensamentos sobre fotos foi o alemão Johann Heinrich Schulze, segundo o historiador Josef Maria Eder. Schulze produziu os fotogramas.

Schulze

Em 1804, dois outros alemães, Link e Heinrich, tiveram grande importância na química fotográfica, com trabalhos sobre corpos orgânicos quanto inorgânicos. Em 1810, o físico J.T.Seebeck descobriu a termoeletricidade. Mas em 1834, o reverendo Philipp Hoffmeister, alegou ser o inventor da fotografia. E o historiador Eder discorda, afinal, a fotografia é "filha de muitos pais", pois muitos ajudaram na invenção dela, não teria como designar uma pessoa só para ser o inventor. E mesmo tendo concebido o que qualificou de "esquema visionário", Hoffmeister não conseguiu empregar seu processo para obter as imagens que conseguia prefigurar.
Em 1839, François Arago levou a daguerreotipia à humanidade, difundindo a fotografia e dando a oportunidade das pessoas tirarem fotos. Deixando as pessoas se expressarem artisticamente por este novo meio.
Uma coisa muito interessante é que os equipamentos fotográficos alemães e as lentes têm uma grande reputação internacional ultimamente, devido às descobertas feitas na Alemanha que contribuíram para o desenvolvimento de equipamentos relacionados à fotografia.
A Sociedade fotográfica de Viena organizou a primeira exposição internacional de fotografia num país germânico, em 1864.



Por fim, foram muitas as realizações pioneiras da Alemanha no campo da fotografia. Mas não eram apenas novos horizontes geográficos que a fotografia alemã abrangia, eram também científicos que até antes disso parecia magica. Ia além da capacidade humana, mas felizmente, essa ideia mudou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário