Olá, Ricardo aqui. Segunda-feira e o assunto é História da fotografia.
Se você acompanhou os posts anteriores sobre esse assunto, viu que eles giravam em torno do século XI. Hoje, porém, vou voltar alguns séculos no tempo, mais precisamente por volta do ano 1000, para falar de um cientista importante para o surgimento da fotografia: o cientista árabe Alhazem.
Nascido em 965, Alhazem é considerado o pai do sistema da ótica moderna e além de fazer diversas descobertas nos campos da matemática, geometria, astronomia, ótica, anatomia e física, ele foi o precursor da câmera obscura.
O cientista criou a câmara para estudar um eclipse lunar. O equipamento consistia em uma caixa ou cômodo com um pequeno orifício em um dos lados, por onde a luz entrava, formando uma imagem na parede oposta ao buraco. O único problema era que, quando formada, a imagem apresentava-se invertida.
Mas isso não impediu que a câmera fosse utilizada, anos depois e com alguns aperfeiçoamentos, por vários pintores da Renascença, e, tempos depois, por aqueles que viriam criar e desenvolver a fotografia, os quais falamos em posts anteriores e que falaremos mais para a frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário